
Antigamente as disciplinas eram trabalhadas de modo isolado, hoje o mecanismo consiste na transversalidade.
Muitas propostas pedagógicas visam estimular a curiosidade dos alunos através de situações vivida por eles. Nessa abordagem, o conhecimento deixa de ser transmitido e passa a ser construído pelo aluno. Dessa forma o professor deve estar preparado para analisar, identificar e reconhecer as formulações dos discentes.
Criar métodos lúdicos que possam desafiá-los de modo a deixá-los concentrados no trabalho.
Certa ferramenta conhecida como "computador", que embora seja uma máquina, atrai os adolescentes, e ajuda o professor em sua disciplina podendo realçar a aprendizagem e acrescentar expectativas oportunizando a comunicação dentro e fora da sala de aula, bem como a praticidade da pesquisa na utilização de sites educativos.
A utilização efetiva da tecnologia em sala de aula visa aumentar o aprendizado através da estratégia de pesquisa e comunicação.
A familiaridade dos alunos com o computador facilita muito o trabalho pedagógico do professor, que fica em situação de planejar situações adequadas ao ano letivo de que eles se encontram.
Portanto, devemos ter o computador como ferramenta mediadora do conhecimento, sem, contudo deixar de lado criatividade e a imaginação.
Cursista: Norma Martins de Oliveira
EE Sebastiao Santana de Oliveira
E-mail:
normasebastiao@gmail.comData: 19/06/2008